terça-feira, 4 de março de 2014

DESAFIOS EDUCACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES




Em termos amplos, pensar os desafios da educação nacional nos remete, sobretudo, à: consolidação da garantia do direito a educação pública e de qualidade a todos, sem distinção; avaliação constante das condições as quais o ensino é oferecido; tomada de consciência da necessidade de profundas mudanças de posturas pedagógicas e  a organização do trabalho pedagógico pautado na intencionalidade e sistematização.


No plano mais restrito, implicará, consideravelmente, na tentativa de ampliar, consolidar e ou introduzir novos olhares sobre o fazer pedagógico, o qual além de garantir a alfabetização das crianças na perspectiva do letramento, promovendo assim, o encontro das letras com seu sentido e significado; ainda, ligue-se áreas de conhecimentos, amplie-se e se explore conhecimentos prévios dos alunos, valorizando seus saberes, fatos e vivencias de seu dia a dia, permitindo-se aprofundar suas percepções de mundo.


Contudo, para bendizer os aprendizados dos alunos, é imprescindível a criação de elos de heterogeneidade, onde todos sejam respeitados e valorizados nas suas especificidades, onde todos sejam: Incluídos. Tal construção requer amor à profissão docente, estar atento aos desafios e as demandas da sala de aula, diversificar metodologias de ensino de modo a atender a todos nas suas generalidades e a cada um nas suas especificidades, como também, conduzir o fazer pedagógico pautado numa intenção sistemática.

Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...