segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Plano de Carreira do Magistério Público de Jardim de Piranhas


Em 24 de fevereiro de 2011, foi realizada uma Assembléia de Professores no município e um dos assuntos em pauta foi a leitura da minuta do novo Plano de Carreira do Magistério. Há cerca de dois anos formou-se uma comissão de professores para discutir e propor alterações no Plano atual, bem como fazer as adequações à Lei do Piso, isso com apoio e orientação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação - Regional de Caicó.
As modificações já foram discutidas com a Secretaria Municipal de Educação, no entanto, ainda não foi sinalizado pelo Chefe do Executivo, quando o referido Plano deverá ser enviado para votação na Câmara Municipal. Esperamos que isso ocorra o mais rapidamente possível, pois muitos Educadores estão sendo prejudicados, visto que já possuem titulação de Especialista e o atual Plano não contempla esse Nível na Carreira. 
Reivindica-se valorização e o reconhecimento da importância social dessa Categoria Profissional.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Música na Sala de Aula


Conforme a Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, a criança passa por três Estádios de desenvolvimento musical:
  • Aculturação - fase em que a criança está exposta à cultura musical que a rodeia, observando os sons do meio;
  • Imitação - momento em que a criança começa a imitar os sons produzidos pelo ambiente e pelos adultos;
  • Assimilação - fase na qual a criança aprende a coordenar os seus movimentos com o canto e a respiração.  
Em todos esses estádios, o instrumento privilegiado é a voz. Assim, na sala de aula, o professor utilizando a voz como principal instrumento musical, será referência para a criança, que aprenderá a distinguir a voz cantada da voz falada, bem como a sensação de cantar afinado. Um aspecto que também deverá ser considerado pelo professor é o movimento, que segundo Gordon, é essencial para desenvolver o sentido rítmico e a consciência corporal. 

O que poderá ser feita pelo professor na iniciação musical?
  • Cantar bastante com os alunos, variando o repertório ou recorrendo a CDs;
  • Brincar de roda, uma atividade na qual a criança canta, apura sua afinação e desenvolve a percepção rítmica e melódica;
  • Assistir filmes que tenham à música como contexto;
  • Contar histórias cantando, utilizando a dramatização ou fantoches;
  • Bater bola obedecendo comandos;
  • Pular corda variando sua velocidade;
  • Adivinhar sons de variados objetos;
  • Construir objetos sonoros;
  • Escutar o ambiente, entre outras.
O que deve ser evitado pelo professor na iniciação musical? 
  • Trabalhar apenas a letra da música(que é somente sua poesia);
  • Utilizar a música apenas para apresentação em ocasiões especiais: carnaval, páscoa, são joão, etc.;
  • Usar a música somente para formar hábitos e atitudes: canções de  higiene, alimentação ou memorização do alfabeto;
  • Forçar atividades com bandinhas rítmicas, principalmente se os instrumentos forem confeccionados com sucata, que não produzirá boa sonoridade.    

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

MEC confirma reajuste do piso salarial do Professor para 2011


Do G1,  em São Paulo
O piso salarial dos professores da educação básica aumentará em 15,85%, segundo nota do Ministério da Educação divulgada nesta quinta-feira (24). De acordo com o texto, o valor foi calculado em função do reajuste do valor do custo-aluno Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) deste ano. O valor para um professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais passa de R$ 1.024,67 para R$ 1.187,08. O aumento vale para o pagamento de salários a partir de 1º de janeiro deste ano.
O MEC aprovou ainda a resolução da Comissão Intergovernamental para Financiamento da Educação de Qualidade (integrado também pelo Consed e Undime), que atenua os critérios para que prefeituras e governos estaduais possam complementar seu orçamento com verbas federais e cumprir a determinação do piso.
Os novos critérios exigidos para a solicitação de recursos federais por estados e municípios para cumprir o piso salarial do magistério, de acordo com o ministério, são:
- Aplicar 25% das receitas na manutenção e desenvolvimento do ensino
- Preencher o Sistema de Informações sobre Orçamento Público na Educação (Siope)
- Cumprir o regime de gestão plena dos recursos vinculados para manutenção e desenvolvimento do ensino
- Dispor de plano de carreira para o magistério com lei específica
- Demonstração cabal do impacto da lei do piso nos recursos do estado ou município
"Com base nestas informações o Ministério da Educação vai avaliar o esforço desprendido pelas administrações solicitantes na tentativa de pagar o piso salarial do magistério. O MEC reservou cerca de R$ 1 bilhão de seu orçamento para este fim", diz a nota.
Veja a íntegra da nota:
"O Ministério da Educação informa que, com base na nota de cálculo apurada com o reajuste do valor do custo-aluno no FUNDEB deste ano, o piso salarial do magistério deve ser reajustado em 15,85%, o que eleva a remuneração mínima para um professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais para R$ 1.187,08.
O Ministério da Educação esclarece que esta remuneração está assegurada pela Constituição Federal e deve ser praticada em todo o território nacional, por todas as redes educacionais públicas, municipais ou estaduais e privadas.
Com relação à reivindicação da Confederação Nacional dos Municípios de que o reajuste fosse realizado em abril, o MEC informa que o aumento é determinado de acordo com a definição do custo-aluno pela lei do Fundeb, no início do ano.
O Ministério da Educação informa ainda que aprovou a resolução da Comissão Intergovernamental para Financiamento da Educação de Qualidade (integrado também pelo Consed e Undime), que atenua os critérios para que prefeituras e governos estaduais possam complementar seu orçamento com verbas federais e cumprir a determinação do piso.
Novos critérios --- Estes são os novos critérios exigidos para a solicitação de recursos federais por estados e municípios para cumprir o piso salarial do magistério:
1. Aplicar 25% de suas receitas na manutenção e desenvolvimento do ensino;
2. Preencher o SIOPE (Sistema de Informações sobre Orçamento Público na Educação);
3. Cumprir o regime de gestão plena dos recursos vinculados para manutenção e desenvolvimento do ensino;
4. Dispor de plano de carreira para o magistério com lei específica;
5. Demonstração cabal do impacto da lei do piso nos recursos do Estado ou Município;
Com base nestas informações o Ministério da Educação vai avaliar o esforço desprendido pelas administrações solicitantes na tentativa de pagar o piso salarial do magistério. O MEC reservou cerca de R$ 1 bilhão de seu orçamento para este fim."

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ROTINA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL





                  
                v Acolhida: Recepção  aos  alunos e acomodação de seu material escolar;

v Rodinha: Conversas, novidades, contação de histórias, músicas, etc.;
v Calendário (dia, mês, ano, aniversariantes);
v Como está o tempo?
v Quantos somos?
v Discussão do Conteúdo programático das Áreas disciplinares do dia e sua sistematização, mediante atividades individuais ou em grupo, desenho, informática, vídeo, jogos, brincadeiras, pintura, modelagem, etc.
v Limpeza das mãos;
v Lanche;
v Escovação;
v Brincadeiras livres e ou monitoradas;
v Reorganização da sala e alunos;
v Discussão do Conteúdo programático das Áreas disciplinares do dia e sua sistematização;
v Atividade extraclasse (relacionada aos conteúdos do dia);
v Organização da sala e do material escolar;
v Despedida.




terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Semana Pedagógica de Jardim de Piranhas



Hoje se iniciou a Semana Pedagógica 2011 do Município de Jardim de Piranhas, que tem como tema para  reflexão e discussão: "Inquietações e desafios da escola - Inclusão, Violência e Aprendizagem". No Centro Social Padre João Maria, às 9:00 horas ocorreu à abertura e palestra sobre a temática, tendo como expositores: Frei José Xavier da Paixão e o Pastor Antônio Holanda. No restante da semana algumas escolas irão promover,  entre outras atividades: Reuniões Administrativas, Oficinas Pedagógicas e Palestras.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL




Educação infantil- Nível V

Temática: Aprendendo a conhecer e a conviver

Áreas envolvidas: Linguagem oral e escrita, Ciências da sociedade e Artes
Conteúdos: Quem sou eu? Quem é você? Como melhor conviver em sala de aula?
Objetivo: Promover a socialização da turma, mediante conversas e discussões para que possamos nos conhecer melhor e, assim, traçarmos combinados de convívio e aprendizagem.

Procedimentos: Roda de Conversas para apresentação das professoras, alunos e entrega de crachás e mimos (lápis decorado com florzinha e carrinho);

Brincadeira passa caixinha (adaptação de batata que passa...): uma caixinha com perguntas sobre vários aspectos da vida da criança. As professoras fazem a leitura das perguntas para os alunos;

Criação de um Painel dos combinados (isso pode / isso não pode). Conversar com os alunos sobre as coisas que pode e não se pode fazer na escola.  Mostrar imagens de atitudes boas e ruins, as quais os alunos farão a leitura e responderão em que lugar do painel deverão ser colocadas.

Escrever uma lista de coisas boas que se faz na escola (atividade no caderno), questionando os alunos sobre o que será escrito e como se escreve;

Colorir uma imagem de crianças brincando felizes na escola (atividade na folha), expondo na sala as produções;

Para casa: Preencher com a ajuda da família uma ficha de identificação (atividade na folha): nome completo, nome dos pais, telefone de contato, etc.

Recursos: Papéis; impressora; imagens coloridas para discutir os combinados; cadernos; lápis; cola comum, cola quente; EVA para confecção da moldura do painel dos combinados e do mino (deve ser feito com antecedência). Para confecção do crachá (uma imagem de computador editada é bem mais prática). 
Avaliação: Observar o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades propostas.

                   



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

TEXTO FOLCLÓRICO: DEFENSORES DA NATUREZA

DEFENSORES DA NATUREZA


ESTE TEXTO FOI ELABORADO PARA UMA DRAMATIZAÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO FOLCLORE, NA ESCOLA MUNICIPAL MARINHEIRO SALDANHA, EM AGOSTO DE 2010. FOI IDEALIZADO PELA ALUNA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DANIELLE GOMES DA SILVA. 




NUMA FLORESTA ENCANTADA,
ONDE TUDO ERA BELEZA,
APARECEU UM CAÇADOR
PARA FAZER MALVADEZA.

ELE MATOU MUITOS BICHOS,
JOGOU FLORES PELO CHÃO,
ATÉ POLUIU O RIO
SÓ TINHA MÁS INTENÇÕES.
DESTRUIR A NATUREZA:
ERA A SUA PRETENÇÃO.

PREOCUPADA EM RESOLVER
AQUELA SITUAÇÃO,
A IARA CONVOCOU
UMA GRANDE REUNIÃO
COM OS SERES DA FLORESTA
PRA TRATAR ESSA QUESTÃO.

FOI SACI, FOI CURUPIRA,
FOI CAIPORA E A BICHARADA.
TODOS JUNTOS PLANEJARAM
COMO SERIA A EMBOSCADA,
PRA PEGAR O CAÇADOR
QUE POR ALI RONDAVA.

ASSIM, NUM DIA DE SOL
LÁ VINHA O CAÇADOR
PRA FAZER SUAS MALVADEZAS,
MAS FICOU FOI COM PAVOR,
ELE VIU ESTRANHOS SERES
E ISSO LHE DEU TREMOR.

SACI BEM PERTO CHEGOU
E NUM REDEMOINHO O BOTOU.
A CAIPORA O EMBEBEBOU,
E MAIS ZONZO ELE FICOU.
O CURUPIRA MUITO ESPERTO,
LOGO VEIO E O AMARROU.

ELE GRITOU: - SOCORRO!
- SALVE, SALVE O CAÇADOR!
CHOROU E SE LAMENTOU,
MAS NINGUÉM O ESCUTOU.

MAIS TARDE CHEGOU ALI
OS FUNCIONÁRIOS DO IBAMA.
QUE PELO LOCAL PASSAVA
FAZENDO UMA TAL DE RONDA,
FICARAM SURPREENDIDOS
COM TODA AQUELA FAÇANHA.

O CAÇADOR LHES CONTOU
O QUE TINHA ACONTECIDO.
OS HOMENS LHE DISSERAM
QUE BEM FEITO TINHA SIDO,
POIS QUEM DESTRÓI A NATUREZA
MERECE É UM BOM CASTIGO.

FOI ASSIM QUE O CAÇADOR
APRENDEU ESSA LIÇÃO:
RESPEITAR A NATUREZA
DEVE SER A CONDIÇÃO
PRA QUE OS SERES DA FLORESTA
NÃO ENTREM EM EXTINÇÃO.


E NA FLORESTA ENCANTADA
TUDO VOLTA A SER BELEZA
A IARA COM SEU CANTO,
MOSTRA SUA BONITEZA.
O CURUPIRA E A CAIPORA
JÁ PLANEJAM AS DEFESAS.
AH! E O SACI CONTINUA
APRONTANDO MIL ASMEIRAS.

SE ALGUM DIA POR LÁ
OUTRO PERIGO RONDAR,
OS SERES DESSA FLORESTA
DISSERAM QUE VÃO LUTAR
DEFENDENDO A NATUREZA
E TUDO QUE NELA ESTAR.

Escrito por Maria Silva (minhas desculpas aos poetas)

PROJETO FOLCLORE

Esse Projeto elaborei e desenvolvi em 2009, numa turma de Nível V da Educação Infantil, da Escola Municipal Marinheiro Saldanha e foi bem legal!




1. IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA

Temática - Folclore brasileiro: conhecer, vivenciar e valorizar nossa cultura

Nível de Ensino - Educação Infantil - Nível V

Áreas envolvidas - Cultura, Linguagem, Matemática, Artes e Movimento 

Período de Execução - 05 dias


2. JUSTIFICATIVA


Folclore pode ser entendido como um conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, provérbios, brinquedos, artesanatos, comidas, músicas, enfim, tudo que compõe a memória de um povo por gerações. Sendo assim, ele expressa o jeito especial de cada povo para compreender os acontecimentos do cotidiano.

Reconhecer a importância cultural do folclore, sobretudo, o folclore brasileiro, é fundamental para preservação do patrimônio cultural da nossa gente, visto que representa a forma particular que temos de entender o que acontece. Nesse sentido, a escola ao proporcionar ao aluno o contato com esse patrimônio, os tornará conhecedor, criador e ou divulgador da cultura popular, o que vem contribuir para o fortalecimento da nossa memória cultural.

Nessa perspectiva, realizar um trabalho sobre algumas manifestações culturais brasileiras, fundamentalmente, justifica-se pela busca da valorização das nossas tradições e pêlo desejo de que elas permaneçam no imaginário popular por muitas gerações.


3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral: Reconhecer a importância cultural do folclore brasileiro;

3.2 Objetivos Específicos:

Valorizar os textos folclóricos considerando-os como patrimônio que merece ser preservado;

Utilizar a leitura e a escrita, explorando a riqueza dos textos do nosso folclore;

Trabalhar com a escrita numérica e resolução de problemas;

Exercitar a fantasia, a imaginação e o corpo através da leitura de histórias, músicas e brincadeiras;

Desenvolver o gosto por algumas formas de expressão artística, tais como: a música, a dança, o desenho e a pintura.


4. CONTEÚDOS


O que é Folclore?

Parlendas;

Trava-línguas;

Adivinhas;

Cantigas de roda;

Brincadeiras tradicionais;

Lendas: Saci-pererê, Curupira, Iara e Lobisomem;


5.  METODOLOGIAS


Roda de conversas;

Roda de histórias;

Leitura e Interpretação oral e/ou escrita de textos;

Escrita de letras, palavras e números;

Resolução de problemas;

Leitura de imagens;

Dramatização;

Músicas;

Dança;

Pintura;

Desenho;

Brincadeiras.


6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS


1º DIA

TEMAS: O QUE É FOLCLORE? O QUE SÃO PARLENDAS?

1º momento

Roda de conversas sobre o que é folclore?

Breve relato sobre o que são Parlendas;

Exploração de cartaz com a parlenda do Macaco (macaco foi à feira...);

Atividade na folha: interpretação da parlenda oralmente e por escrito.


2º momento

Exploração de cartaz com a parlenda dos Números (um, dois, feijão com arroz...);

Ler a parlenda sem falar os Números; ler mostrando os números com os dedos;

Atividade na folha: trocar o número pela palavra e completar a parlenda;

Extraclasse: completar a parlenda: cadê o toucinho? (substituindo desenhos por palavras).

2º DIA  

TEMAS: TRAVA- LÍNGUAS E LENDAS

1º momento

Relato sobre trava-línguas;

Exploração de cartaz com a música, trava-línguas, de Patati e Patatá;

Brincar de repetir trava-línguas (recompensa para os que conseguirem repetir corretamente);

Atividade na folha: ler e completar os trava-línguas substituindo os desenhos por palavras.

2º momento

Explanação sobre lendas do folclore brasileiro;

Questionamentos sobre o conhecimento de alguns personagens do nosso folclore;

Roda de historia: com a leitura e interpretação oral da lenda da Iara;

Atividade na folha: pintura da Iara com lápis de cor e colagem de elementos da natureza em volta da Iara;

Extraclasse: completar o trava-língua substituindo desenhos por palavras.   


3º DIA

TEMAS DO DIA: ADIVINHAS E LENDAS

1º momento

Relato sobre adivinhas;

Brincar de O que é? O que é? (recompensa para quem responder corretamente);

Atividade na folha: ligar cada adivinha à figura que é sua resposta; escrever a primeira letra de cada resposta (explorando as vogais).

2º momento

Roda de história: com leitura e interpretação oral da Lenda do Curupira;

Discutir sobre a necessidade de preservar as matas e os animais;

Atividade na folha: responder uma adivinha sobre o Curupira e colorir a representação de sua imagem;

Extraclasse: responder adivinhas desenhando as resposta.


4º DIA

TEMA DO DIA: LENDAS

1º momento

Roda de história: com leitura e exploração oral sobre a lenda do Lobisomem;

Atividade na folha: fazer uma leitura de imagem para encontrar o lobisomem, escrever em cada círculo a letra inicial dos nomes dos desenhos que aparecem na imagem; escrever o nome de cada figura e colorir a cena;

2º momento

Roda de história: com leitura e exploração oral da lenda do Saci-Pererê;

Atividade na folha: leitura de imagem para encontrar os materiais escolares que o Saci escondeu no sítio;

Atividade na folha: colorir o Saci pererê;

Brincar de corrida do Saci: pular de uma perna só até o local marcado (recompensa aos vencedores).

Extraclasse: escrever os nomes de dois personagens do folclore.

5º DIA

TEMAS DO DIA: CANTIGAS DE RODA E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS

1º momento

Fazer uma explanação sobre Cantigas de Roda;

Convidar os alunos a formar uma grande roda para cantar e dançar algumas cantigas de roda que eles conhecem: Caranguejo, Boi da cara preta, Terezinha de Jesus, Ciranda cirandinha;

Cantar para os alunos a cantiga de roda: A linda Rosa juvenil;

Cantar com os alunos a canção;

Caracterizar as crianças e propor uma dramatização com os personagens da cantiga (Rosa, Bruxa, Mato, Tempo e Rei);

Apresentar a dramatização no pátio, para as demais turmas da escola e fotografar a apresentação.  

2º momento

Questionar os alunos em relação as suas brincadeiras favoritas;

Fazer um relato sobre alguns brinquedos e brincadeiras que existe já a muitas gerações (pião, peteca, ioiô, corda, boneca, entre outras);

Atividade na folha: ler para e com os alunos versinhos sobre alguns tipos de brincadeiras e pedir para que eles destaquem na atividade a suas brincadeiras favoritas;

Brincar com os alunos várias brincadeiras: Pula corda, Amarelinha, Corrida do saco, Passa corda, Dança da cadeira, entre outras;

Coletar as impressões dos alunos sobre a temática e as atividades desenvolvidas na semana;


7. RECURSOS

Papéis diversificados;

Impressora;

Lápis de cor;

Cartazes;

Cola;

Tesoura;

Textos folclóricos;

Lápis hidrocor;

Cordas;

Sacos plásticos;

Pirulitos e balas;

Microfone;

Caixa de som;

Aparelho de som;

CDs, entre outros.


8. AVALIAÇÃO


Observar o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades que serão propostas;

Coletar as impressões dos alunos sobre a temática estudada e registrá-las num pequeno relatório;

Registrar as atividades desenvolvidas em fotografias. .


9. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

PARREIRA, Glaucia. Alfabetização Lúdica – Folclore. Vol. 4. Ciranda Cultural.

Obervação: a maioria das atividades desenvolvidas (na folha) pode ser encontrada na bibliografia de referência acima.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Concurso Público de Jardim de Piranhas/RN - impasses quanto a nomeação dos concursados

   


Ainda continuam os impasses quanto a nomeação dos aprovados no último Concurso Público de Jardim de Piranhas. O Ministério Público fez recomendação para a não nomeação e já ouviu algumas pessoas, contudo,    não foi divulgado os resultados da investigação.
Estamos próximo ao início do Ano Letivo 2011 e o que se sabe é que faltam Professores para a Creche Santa Monica, alguns professores para o Ensino no Campo e Supervisores para a Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel. Esperamos que tudo possa ser resolvido a tempo e sem prejuízos ao setor educacional do município.

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...