sexta-feira, 25 de novembro de 2011

NOTÍCIAS EDUCACIONAIS



OPOSIÇÃO ANTECIPA DISPUTA ELEITORAL E ATACA HADDAD

Além de falar sobre Enem, ministro teve de explicar na Câmara suas visitas a SP para agenda de pré-campanha; em reação, exaltou feitos do PT ante era FHC

Mais à vontade no figurino de pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, o ministro daEducação, Fernando Haddad, compareceu ontem à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara para falar sobre os problemas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Logo que chegou, porém, foi lançado a um debate com a oposição sobre seu legado à frente da pasta, dando uma prévia do discurso de campanha pelo Palácio do Anhangabaú.


No palanque improvisado e blindado pela tropa de choque governista, Haddad incorporou o estilo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu padrinho político, e atacou o governo tucano de Fernando Henrique Cardoso.


Capitaneada por deputados do PSDB, a oposição cobrou do ministro explicações sobre os percalços das últimas edições do Enem e questionou se os vazamentos da prova, além do aumento no valor dos contratos do exame, não sinalizariam um "fracasso de sua gestão".


"O Enem é alvo de atos ilícitos por estar dando certo", afirmou Haddad. "Nosso governo foi o que mais ampliou investimentos públicos em Educação, não só em relação ao nosso passado, porque é covardia, mas em relação aos países mais avançados do mundo", insistiu o ministro, provocando a ira da oposição.

Leia mais em: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/20385/oposicao-antecipa-disputa-eleitoral-e-ataca-haddad/

sábado, 12 de novembro de 2011

MOMENTO POÉTICO




Obsessão

Dentro de mim canta, intenso,
Um cantar que não é meu:
Cantar que ficou suspenso,
Cantar que já se perdeu.

Onde teria eu ouvido
Esta voz cantar assim?
Já lhe perdi o sentido:
Cantar que passa perdido,
Que não é meu estando em mim.

Depois, sonâmbulo, sonho:
Um sonho lento, tristonho,
De nuvens a esfiapar...
E, novamente, no sonho
Passa de novo o cantar...

Sobre um lago, onde em sossego
As águas olham o céu,
Roça a asa de um morcego...
E ao longe o cantar morreu.

Onde teria eu ouvido
Esta voz cantar assim?
Já lhe perdi o sentido...
E este cenário partido
Volta a voltar, repetido,
E o cantar recanta em mim.

Francisco Bugalho, in "Margens"

NOTÍCIAS EDUCACIONAIS



RAIO X: BRASIL TEM MAIS DE 900 MIL ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Formação docente e acessibilidade são os maiores desafios da Educação Especial

O Brasil tem 928 mil alunos com necessidades especiais, segundo dados do Censo Escolar 2010. Nessa contagem entram estudantes com deficiências motoras, mentais, cegueira, baixa visão, surdez, surdocegueira, autismo e outras síndromes. Também são contabilizados os superdotados, pois eles necessitam de mais atenção do professor para expandirem seus potenciais.

Dos 54 milhões de estudantes brasileiros, os alunos com deficiências e superdotação representam 1,7% do total. A unidade da federação em que foi contabilizada maior proporção de alunos com necessidades especiais é o Distrito Federal (3,2%). A menor presença está no Amazonas, que tem somente 0,85% de alunos com deficiências ou superdotados em seu corpo discente.


EQUIDADE DE GÊNERO AINDA É PROBLEMA PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL
A conclusão é do estudo "Informe Brasil - Gênero e Educação"

A equidade entre meninas e meninos na Educação do Brasil ainda é um desafio a ser solucionado, aponta a publicação "Informe Brasil - Gênero e Educação", da Ação Educativa. O relatório questiona o entendimento de setores governamentais e da sociedade civil de que no a equidade de gênero (entre homens e mulheres) na Educação já foi alcançada.

De acordo com dados do relatório "De Olho nas Metas - 2010", do Todos Pela Educação, verifica-se que, na Educação Básica, por exemplo, há desigualdade no acesso à escola entre meninos e meninas. Na faixa dos 4 aos 17 anos, 92,4% das meninas estão matriculadas, frente aos 91,6% dos meninos. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 2009.

Em síntese, a publicação aponta que os desafios para a equidade de gênero na Educação do Brasil são seis, e todos interligados:

- A situação de pior desempenho e de maiores obstáculos para permanência na escola por parte dos meninos brasileiros, em especial, dos meninos negros.

- A manutenção de uma Educação sexista, homofóbica, racista e discriminatória no ambiente escolar.

- A concentração das mulheres em cursos e carreiras “ditas femininas”, com menor valorização profissional e limitado reconhecimento social.

- A baixa valorização das profissionais de Educação Básica, que representam quase 90% do total dos profissionais de Educação.

- O acesso desigual à Educação Infantil de qualidade.

- As desigualdades persistentes entre as mulheres brasileiras, de acordo com a renda, raça e etnia e local de moradia (rural e urbano), com destaque para a situação das mulheres negras e indígenas.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

NOTÍCIAS EDUCACIONAIS



ANTIRRACISMO: POLÍTICA PÚBLICA NECESSÁRIA

Apesar dos avanços econômicos e sociais dos últimos anos, a herança escravocrata brasileira continua a ferir a esperança de vida de milhões de afrodescendentes no Brasil, principalmente das mulheres negras. A realidade mostra que os porões dos navios negreiros foram substituídos por outros cenários de exploração e discriminação como as favelas, cortiços e escolas.

Um significativo passo de enfrentamento a esse quadro de injustiça social foi dado com a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial que, juntamente com outros instrumentos de políticas públicas, formam um considerável conjunto de mecanismos de apoio, proteção e direcionamento ao combate ao preconceito racial no País. Mas, muito ainda precisa ser feito.

Nesse contexto, a CNTE através do seu Coletivo Antirracismo Dalvani Lellis e de todas as suas secretarias, tem se empenhado para disseminar uma cultura antirracista não só nas escolas, como também, no meio sindical e na sociedade, com base nos encaminhamentos de seu 5º Encontro Nacional, que definiu a criação de uma Coordenação Nacional representativa das diversas regiões do Brasil, além da publicação de um Caderno de Educação próprio.

A CNTE continua ativa em defesa das ações afirmativas na educação, apoiando as políticas públicas voltadas à garantia de direitos para a população negra, fortalecendo seu Coletivo Antirracismo e entendendo que a política educacional para as relações étnicorraciais e para as comunidades quilombolas, não pode ser tratada com um tema geral de diversidade ou como um mecanismo de educação inclusiva, mas como uma política educacional fundamental para o conjunto da população brasileira. (CNTE)


PERGUNTAS E RESPOSTAS: O QUE É E O QUE FAZ O FNDE?
Descubra o que faz o órgão responsável pela execução de boa parte das ações do MEC

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o órgão responsável pela execução da maioria das ações e programas da Educação Básica do nosso País, como a alimentação e o transporte escolar, além de atuar também na Educação Profissional e Tecnológica e no Ensino Superior. “O fundo tem uma força muito grande porque executa tudo o que o MEC precisa. Ele coloca os programas em prática”, afirmou Daniel Balaban, ex-presidente do FNDE, em entrevista ao TPE, em julho, quando estava no cargo.

Embora tenha um papel central na garantia de um ensino de qualidade nas escolas públicas, o FNDE ainda é um órgão desconhecido de grande parte da sociedade. Compreender o que essa autarquia do MEC realiza e como ela funciona é fundamental para acompanhar o que é feito com os recursos disponíveis para a Educação. “Esse controle por parte dos pais, dos professores, da sociedade é muito importante, porque nos dá segurança de que as políticas estão tendo efeito lá na ponta. Quase sempre que a gente conseguiu pegar desvios de verba teve a participação popular”, contou Balaban.

Você sabe o que faz e como funciona o FNDE? Saiba mais nas perguntas e respostas abaixo:

O que é o FNDE?

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Isso quer dizer que ele é uma entidade pública, fiscalizada pelo Estado, mas que possui autonomia para sua gestão.

Continue a leitura em:

SÓ PARA REFLETIR!


O Videotinha

Se você só vê tevê, e não lê
Cuidado com ela,que a vida não é igual a novela,não é não, não é igual à novela...(refrão)
Conheci uma garotinha que virou uma videotinha sua cara foi tomando, o formato da telinha...
Quase já não conversava
Com os amigos nem brincava
Porque só lhe interessava
O que a tevê dizia
Desliga a tevê!
Desligo não!
Quero falar com você!
Não falo não
Venha ler
Não leio não
Eu só quero a televisão
(refrão)
Conheci um garotinho
Que virou um videotinha
Sua cara foi tomando o formato da telinha
Quase já não conversava e muito menos estudava
Porque o era o videogame tudo o que ele fazia
Para de jogar!
Não paro não!
Você vai endoidar!
Não endoido não!
Vem conversar,
Não quero não
Estou ligado na televisão
(refrão)
A leitura é uma aventura que você faz sem sair do lugar
Não tem videogame não
Nem computador
Pra inventar histórias
Só o escritor!

Fonte:  www.biabedran.com.br

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...